Charutos Cohiba
A história do Cohiba começou com os charutos fumados por um guarda costas de Fidel Castro chamado Bienvenido "Chicho" Perez. Fidel notou que ele às vezes fumava um charuto "muito aromático, muito bom". Quando Fidel perguntou sobre qual marca ele fumava Perez respondeu que eram feitos por um amigo que os fazia apenas por encomenda.
Este amigo de Perez trabalhava na fábrica do La Corona em Havana e se chamava Eduardo Rivera. Fidel pediu que Rivera fabricasse seus charutos exclusivamente para ele e cedeu uma mansão nos arredores de Havana onde Rivera fabricaria os charutos com mais outros cinco ajudantes. Mais tarde, a fábrica se tornou a primeira a ter somente mulheres na linha de produção, as chamadas torcedoras.
Os charutos especiais de Fidel eram fabricados nos formatos Lancero e Corona Especial.
Em 1982 Fidel Castro resolveu lançar seus charutos pessoais para consumo público. O Cohiba foi lançado em três vitolas: o Panetela, o Corona Especial e o Lancero. Em 1989 mais três tamanhos foram oferecidos: o Robusto, o Exquisito e o Esplêndido. Ao conjunto destes seis tamanhos foi dado o nome de Línea Clássica.
Em 1992, em comemoração aos 500 da viagem de Cristóvão Colombo às Américas, a Habanos SA lança os tamanhos da Línea 1492, onde cada tamanho de charuto foi denominado com um século que se passou desde o descobrimento das Américas. Foram então lançados: Siglo I, Siglo II, Siglo III, Siglo IV, e Siglo V, em 2002 o Siglo VI juntou-se aos anteriores.
Existem rumores de que a Línea 1492 original, era uma substituição da marca Davidoff que havia recentemente parado as produções em Cuba (cada um dos cinco "Siglos" correspondem a um tamanho da linha Davidoff).
Além da produção regular, a Habanos SA produz tiragens especiais limitadas dos Cohiba para eventos e comemorações. Por ocasião do Festival Anual Habanos, é produzido o famosos Edición Limitada fabricado com folhas especiais mais escuras.
São também produzidos dois Cohiba cigarillos não artesanais: o Mini e o Club.
Whatsapp (13)97409.5030
Canal Youtube: https://www.youtube.com/@cubano.capitalista
#charutoscubanos #charutaria #charutos #habanos #cuba #cohiba